terça-feira, 8 de abril de 2008

O que é Campanha Viral?

Bom, como eu disse anteriormente, eu iria fazer um post sobre propaganda viral. Então... Lá vamos nós.
______

Meu primeiro contato com uma campanha viral, foi a campanha de Lost. Era simplismente linda. Eu sinceramente nunca assistí nenhum episódio de Lost... Fiquei sabendo sobre tudo, ao ler a Super Interesante (revista indispensável por acaso u_u), que continha uma reportágem sobre os mistérios de Lost. Eu fiquei vidrado naquilo!
Os números, os flashs, tudo! Bom, agora vou explicar como funciona essa puta interatividade :)

Um exemplo bom, é um dos trechos em que apareçe o mapa da ilha, com algumas orientações em latin. Só que o mapa só apareçe por menos de 1 segundo! Um tipo de flash que somente os mais percebedores de anomalias iriam perceber! 1 dia depois, você podia achar o mapa traduzido em várias línguas, circulando na internet.
Outro exemplo, são as comunidades, wikipedias, e sites, que ajudam os fãs a desvendar os mistérios de Lost.

Depois eu conhecí Cloverfield. Produto do mesmo produtor de Lost, com a mesma pitada de mistério... Só que com mais interatividade via internet.
Até hoje, Cloverfield vem trazendo mistérios para o público. Esses dias mesmo, o site http://www.1-18-2008.com foi atualizado, mesmo após o filme ter saído de cartaz.

Cloverfield usou como campanha, o site 1-18-2008, Slusho.jp, o site da empresa que está supostamente por trás de alguns dessastres ecológicos (quando eu achar o link coloco aqui), e da Alguma-Coisa-Wave, que é um tipo de ONG que é contra a empresa que falei agora (XD QUE ROLO). Entre outros...

Fiquei alguns meses grudado no PC tentando decifrar todos aqueles enigmas, porém as férias acabaram comigo, e não me deixaram ficar perto do PC, logo, tive que abandonar o projeto pela metade =/

Agora, outro projeto do mesmo cara que fez Lost e Cloverfield, é o Aladygma. Claro que ele tem viral XD Tem viral, e uma viral MUITO complexa. Bom, não vou falar muito sobre ela, pois já falei no post anterior.

Então se quiser tentar descobrir os mistérios de Aladygma, entre nos liks do post abaixo e seja paranóico... Er, quero dizer, feliz. :)

Nenhum comentário: